Apresentamos o ARABESC, Solução de IA para Análise Automatizada de Amostras de Cancro Colorretal

A WSK Medical (Amesterdão, Países Baixos), líder de soluções de software de Inteligência Artificial (IA)

Linha de apoio ao cliente IMP Diagnostics

Segunda - Sexta
9H00 - 20H00

Apresentamos o ARABESC, Solução de IA para Análise Automatizada de Amostras de Cancro Colorretal

A WSK Medical (Amesterdão, Países Baixos), líder de soluções de software de Inteligência Artificial (IA) para cuidados oncológicos, e o IMP Diagnostics (Porto, Portugal), laboratório privado de anatomia patológica e patologia molecular, têm  orgulho em anunciar que receberam uma prestigiada subvenção de €1,2 milhões do programa Eurostars para apoiar o seu projeto conjunto. O objetivo do projeto é desenvolver uma solução inovadora de IA para a análise automatizada do rácio de células tumorais e estroma tumoral (inglês: tumour-stroma ratio, TSR) em imagens de cancro colorretal.

O cancro colorretal (CCR) continua a ser uma das formas mais prevalentes de cancro em todo o mundo, sublinhando a necessidade crítica de ferramentas de diagnóstico avançadas. De acordo com a Agência Internacional para a Investigação do Cancro (IARC), o CCR é o terceiro tipo de cancro mais diagnosticado e a segunda causa mais comum de morte por cancro a nível global. [i]

ARABESC LOGO

O TSR é um parâmetro histológico utilizado para avaliar a proporção de tecido estromal (um tipo de tecido conjuntivo) em relação ao tecido tumoral numa lesão cancerígena. Este indicador tem demonstrado um valor prognóstico significativo em pacientes com CCR e pode apoiar a tomada de decisões na seleção dos tratamentos mais adequados para estes pacientes.[ii]

Atualmente, o TSR é avaliado por estimativa visual pelo médico patologista. No entanto, esta prática apresenta uma variabilidade significativa entre observadores. Adicionalmente, a análise manual de lâminas é uma tarefa laboriosa e demorada. [iii] Combinado com a escassez global de patologistas, isto resulta numa elevada carga de trabalho, o que afeta negativamente a qualidade e a relação custo-eficácia dos cuidados oncológicos. Desta forma, há uma necessidade clara de uma análise mais eficiente e consistente do TSR em biópsias de cancro.

“Estamos entusiasmados por receber o apoio da Eurostars para este projeto transformador,” disse Marius Wellenstein, CEO da WSK Medical. “A nossa parceria com o IMP Diagnostics está perfeitamente alinhada com a nossa missão de avançar na tecnologia médica e melhorar os cuidados aos pacientes. Ao aproveitar o poder da IA, pretendemos revolucionar a forma como o cancro colorretal é diagnosticado e tratado. Ao fazê-lo com um parceiro forte como o IMP Diagnostics, criamos a parceria ideal de soluções médicas de IA entre médicos e cientistas de dados para maximizar o impacto e a qualidade.”

A CEO, fundadora e patologista do IMP Diagnostics, Isabel Macedo Pinto, acrescenta: “Estamos entusiasmados por colaborar com a WSK Medical neste projeto. Embora as ferramentas baseadas em IA estejam avançadas em especialidades médicas como a Radiologia, a Anatomia Patológica ainda está atrasada. A nossa missão é inovar, desenvolvendo assim ferramentas de IA que aumentem as capacidades diagnósticas dos patologistas e melhorem os cuidados aos pacientes.”

A WSK Medical e o IMP Diagnostics uniram-se para responder a esta necessidade, aproveitando a sua experiência combinada em tecnologia médica e anatomia patológica. O projeto colaborativo utilizará algoritmos de IA de última geração para desenvolver um sistema automatizado capaz de fornecer uma avaliação precisa do TSR no CCR, com a possibilidade de utilizar esta tecnologia em doenças oncológicas diferentes. Esta solução inovadora visa melhorar a precisão do diagnóstico, reduzir a carga de trabalho dos patologistas e, em última instância, melhorar os resultados para os pacientes.

O programa Eurostars, uma iniciativa conjunta entre a EUREKA e a Comissão Europeia, apoia projetos de colaboração internacional liderados por pequenas e médias empresas com atividade em investigação e desenvolvimento. Esta subvenção fornecerá à WSK Medical e ao IMP Diagnostics os recursos necessários para acelerar o desenvolvimento e a comercialização do seu sistema de avaliação da TSR por IA.

Após o desenvolvimento bem-sucedido, esta solução será submetida a estudos rigorosos de validação para garantir a sua aplicabilidade e precisão clínica. Após validação, a solução automatizada de IA para avaliação do TSR será submetida à IVDR (Regulamentação de Dispositivos de Diagnóstico In Vitro) para certificação.

Sobre a WSK Medical A WSK Medical desenvolve soluções de software de Inteligência Artificial para a deteção e classificação de cancro. O nosso objetivo é trazer-lhe as tecnologias de Inteligência Artificial mais avançadas para ajudar Clínicos e Médicos. Fazemos isto através de parcerias, desenvolvendo sistemas sofisticados de IA. Para mais informações sobre as nossas soluções de IA, por favor contacte-nos.

Sobre o IMP Diagnostics O IMP Diagnostics está na vanguarda do diagnóstico em patologia molecular e anatómica, oferecendo soluções de ponta para uma deteção precisa e atempada de doenças. Comprometido com a excelência nos cuidados ao paciente, o IMP Diagnostics combina a experiência em tecnologia de imagem com uma paixão pela inovação. Para mais informações sobre a nossa missão e serviços, por favor contacte-nos.

Sobre o Eurostars O Eurostars é um programa de financiamento que apoia projetos inovadores de I&D liderados por pequenas e médias empresas (PMEs). É cofinanciado pelo programa-quadro Horizon 2020 da União Europeia e pelos países membros da EUREKA, promovendo a colaboração internacional e o avanço tecnológico.


[i] https://www.iarc.who.int/

[ii] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC11033069/

[iii] https://www.researchgate.net/publication/364928340_Evaluation_of_the_global_supply_of_pathologists

Scroll to Top
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner