O cancro cervical é o quarto mais comum nas mulheres (e a 4ª causa de morte por cancro em mulheres) a nível mundial. O trabalho de investigação desenvolvido vem contribuir para uma deteção mais eficiente das lesões intraepiteliais pré-malignas;
Esta publicação descreve a criação desta nova ferramenta de IA/ML ao serviço do diagnóstico patológico que permite detetar e classificar lesões pré-malignas de baixo e alto grau (LSIL/HSIL) do colo do útero.
O desenvolvimento deste algoritmo foi realizado em imagens totais (“whole-slide images”), ao contrário das habituais imagens reduzidas (“crops”), e a partir de 2000 lâminas, o que representa um dataset único e uma melhoria efetiva no processo de diagnóstico clínico.
“A CAD system for automatic dysplasia grading on H&E cervical whole-slide images” é o tema do novo artigo publicado na revista “Scientific Reports”.
Este é o mais mais recente artigo científico publicado pela equipa de investigação que integra o IMP Diagnostics e o INESC-TEC. Aceda aqui ao Artigo Científico.