No passado dia 24 de janeiro de 2025, o IMP Diagnostics promoveu um evento formativo intitulado “A Pele em Foco: Perspetiva Clínica e Anatomopatológica“. Esta sessão clínica reuniu especialistas na área da Dermatologia e da Anatomia Patológica e decorreu no Hotel da Música, no Porto.
Unidade de Diagnóstico de Dermatopatologia do IMP Diagnostics

Esta iniciativa destacou-se pelo seu caráter intimista e pela abordagem prática e aprofundada da interseção entre estas duas especialidades médicas. O ponto alto? A perfeita sinergia entre ambas na análise dos casos clínicos. Cada caso foi apresentado com a avaliação das dermatoscopias e a formulação da hipótese clínica, seguida da análise histológica e testes complementares essenciais para a obtenção do diagnóstico definitivo.

Ao longo da discussão dos 10 casos clínicos, emergiram questões fundamentais: a relevância da informação clínica na avaliação anatomopatológica, a importância do suporte dermatoscópico/fotográfico para um melhor acompanhamento dos achados histológicos, o contributo da imunohistoquímica na elucidação de aspetos-chave em diagnósticos diferenciais e a necessidade de uma colheita devidamente referenciada para um estudo macroscópico preciso dos retalhos de pele.
Com a moderação de excelência do Prof. Dr. Luis Soares-de-Almeida, a sessão contou com apresentações do nosso convidado externo Dr. Jorge Rozeira , assim como da Dra. Isabel Macedo Pinto , do Dr. Herberto Bettencour, e do Dr. Duarte Menezes.
Entre os temas discutidos, destacam-se:

- A Importância da Correlação Anátomo-Clínica na Patologia Dermatológica, apresentada pelo Dr. Jorge Rozeira;
Esta apresentação explorou a relevância da correlação entre aspetos clínicos e histológicos no diagnóstico em dermatologia, destacando como ferramentas modernas e abordagens integradas potencializam a prática clínica. Foram discutidos temas fundamentais, como o papel das imagens no diagnóstico dermatológico — incluindo fotografias e a dermatoscopia — que ampliam a precisão diagnóstica. Foi abordado o impacto da dermatoscopia na redução do número de biópsias, evidenciando o seu papel como ferramenta essencial na gestão de lesões cutâneas. Por fim, saiu reforçada a importância da histopatologia como padrão para a confirmação diagnóstica, garantindo precisão e segurança no tratamento.

- Desafios no Diagnóstico Histológico de Patologias da Pele, explorados pelo Dr. Herberto Bettencourt;
Esta apresentação abordou os desafios associados à utilização da imunohistoquímica no diagnóstico histológico de Melanomas. Nesta sessão, ficou evidente a importância do anticorpo PRAME (Preferentially Expressed Antigen in Melanoma) na identificação e caracterização de lesões melanocíticas. O PRAME é um biomarcador relevante no diagnóstico diferencial entre melanomas e outras lesões pigmentadas, ajudando a distinguir entre neoplasias malignas e benignas. Foram abordados os avanços na deteção imunohistoquímica e as implicações clínicas do uso do anticorpo PRAME na prática histológica de patologia da pele, visando melhorar a precisão no diagnóstico.

- Discussão de Casos Clínicos, promovendo uma troca de experiências valiosa entre os participantes.
Foram apresentados dez casos clínicos (7F/3M), de doentes com idades entre os 16 e os 85 anos. A riqueza desta sessão fundamenta-se com a divisão em tempo real da análise médica dos casos, com a parte clínica apresentada na íntegra pelo Dr. Jorge Rozeira, seguida do estudo histológico e imunohistoquímico pela responsabilidade dos Anatomopatologistas presentes.
O IMP Diagnostics expressa um profundo agradecimento a todos os participantes pelo entusiasmo demonstrado, às equipas envolvidas pela excelente organização e aos oradores pela dedicação e partilha de conhecimento.

O IMP Diagnostics considera estes eventos fundamentais para fortalecer a colaboração entre as diferentes áreas da Medicina, promovendo uma melhor prática clínica e avanço no diagnóstico e tratamento das patologias cutâneas. Continuaremos a apostar em iniciativas semelhantes, pois acreditamos que a partilha de conhecimento e a colaboração entre especialidades é um dos pilares essenciais para a prestação de cuidados de saúde de excelência.