Semana Europeia Contra o Cancro | 25 a 31 de Maio de 2025

A Semana Europeia Contra o Cancro, assinalada de 25 a 31 de Maio, é uma iniciativa coordenada pela Associação das

Linha de apoio ao cliente IMP Diagnostics

Segunda - Sexta
9H00 - 20H00

 Semana Europeia Contra o Cancro | 25 a 31 de Maio de 2025

A Semana Europeia Contra o Cancro, assinalada de 25 a 31 de Maio, é uma iniciativa coordenada pela Associação das Ligas Europeias contra o Cancro, que visa reforçar a consciencialização para a prevenção, deteção precoce e controlo da doença oncológica em toda a Europa. Trata-se de um momento de mobilização conjunta, que pretende envolver cidadãos, profissionais de saúde e decisores políticos numa causa comum: reduzir o impacto do cancro na sociedade.

Em Portugal, a Liga Portuguesa Contra o Cancro promoverá durante esta semana várias ações de sensibilização e educação para a saúde em todo o país. Pode saber mais sobre as mesmas no site desta associação. O IMP Diagnostics também se quis associar a esta nobre iniciativa, até porque a anatomia patológica desempenha um papel determinante, tanto na prevenção como no diagnóstico do cancro.

Porque a luta contra o cancro faz-se com conhecimento, responsabilidade coletiva e ação concertada, partilhamos hoje um pequeno post informativo sobre os tipos de cancro com maior prevalência e mortalidade em Portugal, bem como toda a informação relevante sobre os programas nacionais de rastreio oncológico e o papel da anatomia patológica nesta luta. Esperamos assim reforçar o apelo à participação da população, ao compromisso com a prevenção e ao acesso equitativo ao rastreio e tratamento.

Se detectados precocemente, muitos cancros têm maior probabilidade de serem tratados com sucesso. Em Portugal, estão atualmente ativos três programas nacionais de rastreio promovidos pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) que visam melhorar a taxa de deteção precoce.

Qual o papel da Anatomia Patológica? Esta é uma especialidade médica que analisa células e tecidos para a identificação de patologias. Na doença oncológica, esta especialidade é fundamental no rastreio e confirmação da mesma:

  • Em casos de lesão maligna, definimos o tipo e subtipo tumoral, avaliamos a agressividade e orientamos o tratamento mais eficaz.
  • Identificamos lesões pré-cancerígenas e alterações celulares indicadoras de futura atividade, permitindo assim intervenções precoces.

Faça o download gratuito dos nossos e-books sobre Cancro para saber mais sobre as várias especificidades de algumas destas doenças oncológicas (e não só).

Scroll to Top
Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner