Assinala-se a 20 de Setembro o Dia Mundial do Cancro Ginecológico! Aproveitamos esta data para reforçar a importância da consciencialização, diagnóstico precoce e prevenção destas doenças que afetam o aparelho genital feminino!

Em Portugal, estima-se que surjam cerca de 3.000 novos casos de cancro ginecológico por ano (Globocan 2022), o que faz destes tumores um dos grupos de neoplasias mais relevantes na saúde feminina Depois do destaque dado ao cancro do colo do útero no artigo de 2024 (que pode recuperar aqui: O Que é o Cancro Ginecológico?), em 2025 damos especial destaque ao cancro do endométrio.
Para um melhor prognóstico é fundamental que este cancro seja diagnosticado em fases iniciais. A consciencialização é, por isso, determinante para salvar vidas. É também importante referenciar que nesta neoplasia, a presença de mutações POLE está associada a um prognóstico muito favorável. A sua deteção permite uma estratificação histo-molecular precisa, apoiando decisões sobre tratamentos personalizados e ajustados a cada doente.
No IMP Diagnostics, estamos preparados para fornecer resultados rápidos e fiáveis, contribuindo para um seguimento clínico eficiente e seguro das suas pacientes. Continuamos a acompanhar os clínicos com soluções inovadoras em Anatomia Patológica e Patologia Molecular, sempre alinhados com as mais recentes guidelines internacionais.



