No dia 20 de Setembro assinalamos o Dia Mundial do Cancro Ginecológico e, assim, decidimos recordar a importância da consciencialização e da prevenção destas doenças que afetam o aparelho genital feminino: vulva, vagina, colo do útero, corpo uterino e endométrio, ovários, e trompas.

Em Portugal, estima-se que sejam diagnosticados cerca de 3.000 novos casos de cancro ginecológico todos os anos (Globocan 2022). Já no mundo o valor estimado é de 1 Milhão de Casos anuais! Estes tumores apresentam sinais e sintomas frequentemente inespecíficos, o que pode resultar num diagnóstico tardio.
O grande objetivo é a prevenção! E, claro, aqui destacamos a importância do rastreio do cancro do colo do útero, bem como a avaliação precoce de mulheres em risco de desenvolver cancro do ovário e do endométrio. A prevenção pode salvar vidas.

Confie, assim, no IMP Diagnostics para o acompanhar na atualização das guidelines internacionais e assim prestar o melhor cuidado ao seu doente. Já conhece os nossos materiais de apoio ao clínico? Contacte-nos para saber mais.
Leia Mais: Consciencialização Para o Cancro do Pulmão: Prevenção, Testagem e Diagnóstico