O IMP Diagnostics esteve em destaque no EUROGIN Conference com uma apresentação do estudo sobre prevalência de HPV em Cabo Verde realizado em 2024,

A Diana Montezuma Felizardo, anatomopatologista e coordenadora da unidade de Investigação e Desenvolvimento no IMP Diagnostics, participou numa sessão sobre Epidemiologia no EUROGIN Conference com uma apresentação intitulada “Cervical cytology and HPV distribution in Cape Verde: A snapshot of a country taken during its first HPV nation-wide vaccination campaign“. Esta focou-se no estudo pioneiro que representa um marco na investigação sobre HPV nesse país. Este é, aliás, o primeiro estudo sobre a distribuição do HPV e a citologia cervical em Cabo Verde. Uma investigação essencial para compreender a realidade epidemiológica e apoiar estratégias de prevenção.
Este estudo resulta de uma colaboração entre a já mencionada Diana Montezuma Felizardo com Isabel Macedo Pinto, fundadora do IMP Diagnostics, Rita Vieira, citotécnica do IMP Diagnostics, e Carla Barbosa, anatomopatologista do Hospital Dr. Agostinho Neto em Cabo Verde. Este trabalho foi publicado originalmente na revista científica Tumour Virus Research.


Numa fase central na campanha de vacinação contra o HPV na população cabo-verdiana, este trabalho permite acrescentar informação relevante ao estudo da prevalência dos vários subtipos de HPV nesta população. Continuamos comprometidos em usar o nosso vasto portefólio de exames para estudar as populações e compartilhar esse conhecimento.
Leia o Artigo Completo▶️ Publicado o primeiro estudo sobre a distribuição do HPV e citologia cervical em Cabo Verde