No passado dia 7 de julho assinalou-se o quarto aniversário do falecimento de Juan Rosai, um dos anatomopatologistas mais influentes e respeitados mundialmente. Juan Rosai foi uma figura central na Anatomia Patológica, internacionalmente reconhecido pelas suas contribuições pioneiras que transformaram a investigação na área.

Foi co-autor do livro “𝑅𝑜𝑠𝑎𝑖 𝑎𝑛𝑑 𝐴𝑐𝑘𝑒𝑟𝑚𝑎𝑛’𝑠 𝑆𝑢𝑟𝑔𝑖𝑐𝑎𝑙 𝑃𝑎𝑡ℎ𝑜𝑙𝑜𝑔𝑦”, uma obra que se tornou essencial para patologistas de todo o mundo e que continua a ser uma referência na área. Ficou sobretudo conhecido pela sua atividade de investigação que levou a várias descobertas na área da patologia cirúrgica que ajudaram a estabelecer novos padrões e melhoraram significativamente o diagnóstico e tratamento de inúmeras patologias. Descreveu, por exemplo, a doença de Rosai-Dorfman e o tumor de pequenas células redondas desmoplásico;🔬


Vários são os anatomopatologistas do IMP Diagnostics cuja carreira e educação foi marcada por este colega. Aqui destacamos a experiência pessoal da nossa fundadora Isabel Macedo Pinto que recorda com carinho e saudade a boa disposição e a capacidade intelectual de Juan Rosai.